A Bandeira do Município de Jaboticatubas foi instituído pela Lei nº 792, de 12/08/85.
Os desenhos e formas têm os respectivos significativos:
1 - Escudo Português, encimado pela Coroa Mural de Prata, com 08 (oito) torres, das quais apenas 05 (cinco) são visíveis em perspectivas no desenho, 2ª (segunda) grandeza, por ser sede de Comarca.
2 - As portas abertas em vermelho representam: cordialidade, receptividade e acolhimento.
3 - A naveta em campo azul e a flor de liz ao centro da Coroa Mural, simboliza a padroeira da Cidade, Nossa Senhora da Conceição.
4 - A estrela dourada representa a Cidade de Jaboticatubas, o triângulo vermelho representa o estado de Minas Gerais e a estrela em prata representa o Distrito de São José de Almeida.
5 - O sol nascente simboliza renovação, atividade e o trabalho do homem do campo.
6 - As 03 (três) serras representam parte da Serra do Cipó, Serra da Lagoa Dourada e a Serra da Contagem.
7 - Às margens das montanhas vemos 03 (três) pés de jabuticabas frutificadas, dando razão ao nome da Cidade de Jaboticatubas.
8 - Abaixo temos uma faixa ondulada em prata com riscas em preto representando os rios e as cachoeiras, que embelezam o Município e a Região.
9 - Abaixo do rio temos 03 (três) círculos em prata com riscas em preto representando os lagos existentes na região.
10 - Na parte inferior do brasão temos um listel em prata carregada com o nome da Cidade “Jaboticatubas” e as datas 1790 (surgimento do arraial) e 1.938 (emancipação político-administrativa).
11 - À direita vemos uma árvore de ipê florida uma das características regionais e que ornamentam as florestas jaboticatubenses.
12 - À esquerda temos uma bananeira frutificada significando a condição do Município, maior produtor da espécie em Minas Gerais.